RSS e Twitter no mesmo (ciber)espaço

Eu tava pensando nisso depois de uma semana usando o Twitter, vendo a quantidade (e a velocidade!) de links sugeridos pra lá e pra cá: Será que o RSS vai morrer desse jeito? Semana passada, no Twitter do “wanna-be-rich-with-semantic-web-boy” Nova Spivack, vi que ele discordava desse artigo do TechCrunch, que diz simplesmente que o RSS morreu com ferramentas como o Twitter, que fazem “gerenciamento de conteúdo em tempo real”.

O RSS morreu (falso!). Viva o RSS.

O RSS morreu (falso!). Viva o RSS.

O RSS foi uma grande (r)evolução, já que antes dele nós tinhamos que ir aos sites pra ver se haviam atualizações. Assim, temos uma maneira de organizar o conteúdo que lemos da Web e estamos sempre atualizados quando nossos sites/blogs preferidos tem novidades.

Uma das coisas que o artigo aponta como motivo para um enfraquecimento do RSS é que não há como acompanhar todas as discussões sobre um assunto via RSS e que em sites como Twitter e Facebook passamos do estágio de blogosfera (com RSS) para uma comentosfera. Peraí, mas se eu quero ver as tuitadas sobre gripe suína eu vou usar … RSS!

Really Simple Solution (Syndication)

Really Simple Solution (Syndication)

Eu até concordo que os agregadores RSS tenham enfraquecido com o Twitter já que os blogs tem contas nele e compartilham os novos posts com tuitadas (embora quando isso é feito automaticamente, por debaixo dos panos, tá lá o RSS). Além disso (talvez por praticidade) donos de blogs cada vez mais compartilham links no Twitter, coisas que poderiam ter virado posts de seus sites. Finalmente, há aquelas páginas boas esporádicas de um site que nunca entraria nos seus feeds RSS, mas que dessa vez tinha algo interessante e um amigo recomendou via Twitter.

Os agregadores RSS devem continuar como ferramenta mais estáveis, onde vc sabe que vai ter coisas úteis, sem esperar que alguém poste no Twitter ou esperar que os donos dos sites entrem também nessas ferramentas stream-like. Além do que, se você postar num blog isso fica lá por muito tempo, pras pessoas verem, comentarem, e uma tuitada some do mapa se vc não a acompanhou em tempo real.

Paper-Twitter-Bird

Eu vou dar uma TUITADA na barata dela!

Acho que o Twitter nesse caso de compartilhamento de URLs serve eventualmente pra recomendações de sites bons e alguma discussão sobre “hot trends”, mas não acabará com o RSS.

Finalmente, a tuitada do Nova Spivack que falei no começo dizia: “RSS is open and decentralized. Twitter is proprietary and centralized, and often broken.”. Agreed.

Ainda em tempo, sigam-me no Twiiter.

10 Responses to “RSS e Twitter no mesmo (ciber)espaço”


  1. 1 Marco Rosner terça-feira, 12-maio-2009 às 12:05 pm

    Só um ponto, é que eu confiaria mais em uma informação postada num blog do que numa informação comentada num twitter de alguma pessoa que simplesmente viu um primo de um amigo de um colega falar algo sobre aquilo.

    Recomendação de links é bem legal, mas como falei, em resposta ao seu comentário a minha crítica sobre o twitter, RSS tem seu fim específico, Twitter também tem seu fim específico e Delicious também tem seu fim específico, não concordo que um vá enfraquecer ou acabar com o outro.

  2. 2 Ícaro Medeiros terça-feira, 12-maio-2009 às 12:16 pm

    Tem seus fins específicos mas o Twitter já substitui o compartilhamento de URLs do Delicious de uma certa maneira. Embora sejam abordagens diferentes as pessoas usam cada vez mais, em prol da novidade, do uso por muita gente e do real-time que o Twitter oferece.

    Rss X Twitter ficou bem claro que eu também acho que sirvam a diferentes tarefas pelo texto. Mas que os AGREGADORES RSS saíram perdendo, isso sim, saíram sim!

  3. 3 Marco Rosner terça-feira, 12-maio-2009 às 12:46 pm

    O que você chama de “em prol da novidade”, eu resumo em moda =)

    Moda do Iphone, Moda do Orkut, Moda do Youtube…a internet vive de aplicações modistas que caem no gosto do usuário, reina por algum tempo depois desaparece na mesma velocidade que apareceu.

    A perca que você se refere acho que é muito ínfima para se dar tanta atenção e abrir um movimento de “nossa! o RSS vai morrer, tenho que entrar no twitter para me atualizar agora”

  4. 4 Ícaro Medeiros terça-feira, 12-maio-2009 às 1:21 pm

    Só porque é moda não quer dizer que não tenha utilidade. Várias agências de notícia já postam suas coisas lá, Marco, é inegável que o Twitter vai sobreviver mais tempo e já nem pode ser considerado passageiro porque existe desde 2006, agora que a gente tá descobrindo melhor.

    Esse movimento de “nossa! o RSS vai morrer, tenho que entrar no twitter para me atualizar agora” é justamente do artigo lá que eu critiquei, como falei, as coisas se completam.

    Recomendo a leitura de “Is the Strem what comes after the Web?”, que eu também citei no texto.

  5. 5 Ícaro Medeiros terça-feira, 12-maio-2009 às 1:23 pm

    Além do que eu não mencionei a característica fácil de adaptação do Twitter pra celular. Você não vai receber e ler um post de um blog por SMS vai? Nem você vai mandar posts por ele, nem fotos do que está fazendo agora (como pelo twitpic).

  6. 6 Ícaro Medeiros terça-feira, 12-maio-2009 às 1:56 pm

    Aliás, o Twitter passou os sites do New York Times e do Wall Street Journal em visitantes únicos em abril.

    “the very forward-looking newspaper giant is exploring ways to deliver its content to new devices, to satisfy advertisers in a changed media world, and to aim (presumably) not lose to Twitter as the news outlet of the future.”

    http://www.readwriteweb.com/archives/twitter_passes_nyt_wsj_in_unique_visitors.php

  7. 7 Marco Rosner terça-feira, 12-maio-2009 às 2:30 pm

    “Só porque é moda não quer dizer que não tenha utilidade.” Em nenhum momento falei isso. Twitter tem sim seu fim, mas não vejo sua utilidade para uso via desktop, via mobile talvez.

    “Você não vai receber e ler um post de um blog por SMS vai?”

    Por SMS não, mas via RSS em um dispositivo móvel/smartphone sim! =)

    “…em visitantes únicos em abril.”

    Isso justifica a moda. É a mesma coisa aconteceu com o Iphone que vendeu milhares e bateu recordes! Mas será que vai continuar com esse apelo todo do público? Só o tempo dirá quem está certo.

  8. 8 Marco Rosner terça-feira, 12-maio-2009 às 2:44 pm

    Divulgar aqui o que eu te falei no meu blog:

    “A grande realidade é que o Twitter nasceu para ser um aplicativo móvel e perdeu seu foco quando foi para o desktop. Repito aquela celebre frase altamente filosofica: uma coisa é uma coisa, outra coisa é OUTRA coisa!”

  9. 9 Ícaro Medeiros terça-feira, 12-maio-2009 às 5:50 pm

    Nada a ver seu Marco, o senhor não tem envergadura moral! Que absuro discutir se é útil pra Desktop/Mobile, é útil na WEB!!

    • 10 Marco Rosner quarta-feira, 13-maio-2009 às 9:13 am

      ahahahhaha

      Icaro, para mim, é fácil entender que as aplicações mobile tem que acompanhar as limitações dos dispositivos moveis, visto isso, COADUNA (lembra-se do ministro? eheheh) com a idéia da limitação do twitter. Já com relação ao desktop, não existe essa limitação então não vejo a utilidade de um micro-blog quando você pode ter um blog.

      Quanto a “Que absuro discutir se é útil pra Desktop/Mobile, é útil na WEB!!”, sinceramente você não está levando em consideração o design e o escopo das aplicações. O twitter é útil na WAP. Twitter é algo just-in-time e isso lembra dispositivos moveis e não desktops.

      Em resumo, para acabar com essa discussão, o Twitter pode sim ser usado tanto em Desktop quando em Mobile (tanto que é), mas ao meu ver, é muito mais interessante para Mobile, mas infelizmente como no Brasil ainda não tem (e não sei se terá por causa da violência) a cultura e o poder aquisitivo, na maioria da sociedade, de sair com o seu dispositivo móvel e fazer uso do twitter de uma forma interessante.


Deixe uma resposta

posts mais populares

posts por mês

assine esse blog

minhas tuitadas

favoritos@del.icio.us

eu uso





Powered by FeedBurner

estatística

  • 16,027 acessos
maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

