Wolfram Alpha – Você pergunta, a Web responde!?

Depois dos fracassos de Cuil e Wikia, mais um Google Killer wannabe? Acho que dessa vez não. O hype sobre a ferramenta vem crescendo muito, até porque ela vem com o respaldo de um cientista conhecido, Stephen Wolfram, físico, matemático e empresário conhecido por ser autor da ferramenta Mathematica e por trabalhos em áreas como autômatos celulares. Caros amigos, apresento-lhes o Wolfram Alpha.wolfram_alphaO jornal The Independent diz que a ferramenta mudará a Internet pra sempre. (Ohhhh). O sistema deve ser lançado ainda esse mês. OMFG, agora vai, Google R.I.P. O que é que esse negócio faz? Diz aí!

Segundo o autor, a ferramenta é uma “máquina de conhecimento computacional”. (…) . Hein?

Bom, diferente do Google, que retorna um bocado de links para possíveis respostas às perguntas dos usuários, o Wolfram Alpha tenta entender a pergunta e retornar uma resposta através de uma base de conhecimento criada para as mais diversas áreas, contendo terabytes de informação avaliada por especialistas e algoritmos para modelar e raciocinar sobre esse conhecimento.

O sistema computa as respostas! Calcula! Não é um amontado de pares pergunta-resposta nem busca respostas numa base de fatos. Ao invés disso o sistema é capaz de entender e retornar respostas para alguns tipos de pergunta. Além das respostas há maneiras de explorar conhecimento/dados relacionados e efetuar comparações já que a resposta pode incluir diagramas, gráficos e links para questões relacionadas.

Por exemplo, uma consulta sobre a temperatura em Tóquio no ano de 2008 mostrará médias de temperatura, umidade e velocidade do vento, além de um gráfico com as temperaturas médias, mínimos e máximos ao longo do ano. Diferente do Google, que ia mandar você ver o site da agência de meteorologia do Japão. No Wolfram Alpha é como perguntar a um expert na área como naquela frase: “pergunte a quem realmente entende do assunto”.

Consulta sobre temperatura em Tóquio no ano de 2008

Consulta sobre temperatura em Tóquio no ano de 2008

Como funciona? Além da interface de processamente de linguagem natural para as perguntas, há um banco de dados com modelos formais de campos como a Física, onde leis, propriedades de elementos e relacionamento entre eles estão armazenados de maneira computável. O sistema é capaz de resolver problemas de cálculo, séries e do genoma humano! Além de ciência domínios como tecnologia, temperatura, negócios e música estão incluídos.

Integral da Secante de 3x. Lembranças de 2004 e do livro James Stewart, eterno!

Integral da Secante de 3x. Lembranças de 2004 e do livro do James Stewart, clássico!

Outra diferença em relação ao Google: O Wolfram Alpha pode responder perguntas que ainda não foram feitas (e portanto não existem nos índices de páginas Web) desde que os cálculos necessários para respondê-las sejam conhecidos e estejam no seu modelo de mundo real.

Hoje em dia ferramentas como o Google funcionam semelhante a uma grande tabuada de multiplicação, com referências a vários resultados de produtos. Se o cálculo que vc quer saber está na tabuada, ele retorna. Já o Wolfram Alpha tem o algoritmo e pode calcular essa resposta.

Um exemplo interessante é a consulta “O sobrinho do neto da tia do meu tio”. No Google não dá em nada, mas no Wolfram Alpha resulta numa árvore genealógica e em informações como a relação de sangue (1/128).

O sobrinho do neto do tia do meu tio do papagaio da amiga da vizinha!

O sobrinho do neto do tia do meu tio do papagaio da amiga da vizinha!

Outras características: por enquanto isso só será disponível em inglês, haverá uma referência às fontes consultadas para as respostas, quando houver controvérsia na resposta isso será declarado e o sistema também mostrará resultados de sistemas como Google, Wikipédia e Yahoo.

Algumas questões no ar: Quão extensível é isso? Será difícil adicionar e manter o conhecimento? Haverão erros? Quão frequentes serão esses erros? Que formas de conhecimento o sistema poderá manipular no futuro?

Consulta com uma sequência de DNA

Consulta com uma sequência de DNA

Bom, eu tô pagando pra ver! Já me inscrevi pra receber notícias de lançamento e pra testar a ferramenta antes disso, ainda sem resposta. Vamos ver o que as próximas semanas aguardam e quando o sistema for lançado eu posto de novo com minhas impressões e o que sair de notícia a respeito.

Finalmente, destronar o Google é ilusão, até porque esse serviço será uma coisa adicional e paralela a ele que não acaba com a nossa necessidade de usá-lo. Você não vai usar o Wolfram Alpha para ver posts de blog sobre um assunto ou escolher onde passar férias.

Assim, acho que no máximo esse sistema poderá ganhar a mesma importância do atual oráculo da Web. Mas acho que para algumas áreas como a academia essa base deles será um grande revolução, desde que o sistema corresponda as expectativas.

Expectativa de vida de homens de 45 anos nos EUA

Falando em expectativa: expectativa de vida de homens de 45 anos nos EUA

E se o fizer, como falaram nesse post, o sistema provavelmente será adquirido pelo próprio Google ou por alguma empresa (Microsoft?) querendo acabar com o Google. Só podiam mudar esse nome né? Muito extenso e feio, diferente de coisas pegajosas como Google e Yahoo!

Termino o post com uma declaração romântica de Stephen Wolfram sobre o sistema:

“What we’re trying to do is take all the things that can be computed about the world…and try and package it to the point where we can just walk up to a web site and have it deliver the knowledge we’d like to have. Like interacting with an expert it will understand what you are talking about, do the computation and present to you results.”

Mais informações:

Trecho de uma apresentação do sistema na Harvard:

Ótimo e completo artigo do Nova Spivack no Twine: Wolfram Alpha is Coming — and It Could be as Important as Google

Mais screenshots do Wolfram Alpha
Our First Impressions (ReadWriteWeb)
A new paradigm for using computers and the web (ZDNET)
Brilliant tool, Google killer, or lots of hype? (ZDNET)
Nova ferramenta que promete desbancar Google (Google Discovery)
Wolfram, Google killer?

0 Responses to “Wolfram Alpha – Você pergunta, a Web responde!?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




posts mais populares

posts por mês

assine esse blog

minhas tuitadas

favoritos@del.icio.us

eu uso





Powered by FeedBurner

estatística

  • 16,027 acessos
maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: