10 habilidades essenciais para desenvolvedores para os próximos 5 anos

Só pra tirar o mofo desse blog, vou ver se volto ao ritmo de postagens de antes.

Repassando um artigo interessante que li hoje sobre habilidades importantes para desenvolvedores para os próximos anos… 10 skills developers will need in the next five years. Adiantando a lista:

  1. Usar uma das “três grandes” linguagens: Java, .NET ou PHP
  2. Aplicações ricas (Rich Internet Applications) com Flex, JavaFX, Silverlight, HTML5, Ajax, etc.
  3. Desenvolvimento Web
  4. Web Services
  5. Habilidades gerenciais e relacionamentos fora do departamento de TI
  6. Usar alguma linguagem dinâmica ou funcional (Ruby, Python, F# ou Groovy)
  7. Metodologia Ágil
  8. Conhecimento de domínio
  9. Ambiente de desenvolvimento adequado (SVN, ferramentas de bug tracking, etc)
  10. Desenvolvimento de sistemas embarcados

E aí? Quantos itens dos 10 você já faz?

3 Responses to “10 habilidades essenciais para desenvolvedores para os próximos 5 anos”


  1. 1 Marco Rosner segunda-feira, 6-abril-2009 às 1:11 pm

    Habilidade – Explicação
    1 – To fazendo um sistema em PHP
    2 – O sistema acima usa AJAX (e bote AJAX viu)
    3 – É um sistema WEB =)
    5 – Serve os eventos que eu organizei? :P
    7 – Tento utilizar métodos ágeis no sistema, mas os chefes não colaboram =X
    8 – Sim sim, além de desenvolvedor, sou o analista de sistemas, o arquiteto de software, o DBA e por aí vai…até cafezinho eu trago pra mim mesmo! =D
    9 – To usando o DropBox (tem um post sobre ele no meu blog! ;) )

    No meu mestrado, eu penso em utilizar as outras habilidades que eu ainda não to mexendo… (6 e 10)

    Boa sorte Ícaro! Vai ser legal ler os post daqui de novo! =D

  2. 2 Ivo Calado segunda-feira, 6-abril-2009 às 1:49 pm

    1. Usar uma das “três grandes” linguagens: Java, .NET ou PHP
    Trabalho com Java há uns 4 anos (embora ainda não tive vergonha de tirar uma certificação)

    2. Aplicações ricas (Rich Internet Applications) com Flex, JavaFX, Silverlight, HTML5, Ajax, etc.
    Venho trabalhando um pouco com Ajax e to querendo aprender JavaFX

    3. Desenvolvimento Web
    Gerencio um projeto para desenvolvimento de aplicações Web

    4. Web Services
    Trabalho com Web Services desde o final da minha graduação (incluindo meu TCC)

    5. Habilidades gerenciais e relacionamentos fora do departamento de TI
    Isso tá faltando para mim :(

    6. Usar alguma linguagem dinâmica ou funcional (Ruby, Python, F# ou Groovy)
    Algumas das aplicações que tenho feito/gerenciado utilizam Python e Groovy

    7. Metodologia Ágil
    Utilizo Scrum como método de desenvolvimento.

    8. Conhecimento de domínio
    Venho ganhando conhecimento em telemática, por conta de um projeto que estou participando

    9. Ambiente de desenvolvimento adequado (SVN, ferramentas de bug tracking, etc)
    Utilizo SVN mas to querendo utilizar as outras formas de ferramentas de gerencia de desenvolvimento.

    10. Desenvolvimento de sistemas embarcados
    Trabalho em um laboratório de desenvolvimento de sistemas embarcados.

  3. 3 Diogo Cabral terça-feira, 14-abril-2009 às 12:11 pm

    Eu acho que já faz um tempo considerável que a maioria desses pontos são essenciais.

    btw, o artigo foi publicado no dia primeiro de abril. April Fools’ Day?


Deixe uma resposta

posts mais populares

posts por mês

assine esse blog

minhas tuitadas

favoritos@del.icio.us

eu uso





Powered by FeedBurner

estatística

  • 16,027 acessos
abril 2009
S T Q Q S S D
« dez   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

