4 anos de Debian Festival

Viajei pela Europa agora e vou fazer uma série de posts sobre o assunto, mas primeiro vou falar do evento que ajudei a criar e organizar em Maceió cuja quarta edição aconteceu essa semana: O  Debian Festival 4.0.

Tudo começou quando a PRIMEIRA caravana de Alagoas foi pro Encontro Nacional de Estudantes de Computação (ENECOMP 2006) e voltando do evento eu, Vicente e Marco (recém eleitos como PRIMEIROS representantes da Executiva Nacional pra Alagoas) conversávamos (enquanto bebíamos) sobre a falta de eventos em Maceió sobre Informática e TI no estado. Tinhamos que fazer algo! Com o aniversário do Debian próximo (16 de agosto), resolvemos criar o PRIMEIRO evento pra comemorar isso e falar sobre Software Livre no estado.

Debian Festival 2 e o bolo com confeitos (o mais original)

Debian Festival 2 e o bolo com confeitos (o mais original)

Apesar do pouco tempo de organização e da correria apareceram algumas figuras do Software Livre alagoano como o Cárlisson e o Luiz Antônio, que nos confirmaram o pioneirismo do evento. Depois apareceram eventos na FAL e mais recentemente eventos de OpenOffice, o FREESON, entre outros destinados a Linux e SL. Não escrevi isso dizendo que a mola propulsora desses eventos (embora tenhamos “culpa”) que apareceram foi o nosso, mas já dá pra ficar feliz em saber que ajudei a criar e batizei o evento, disseminando a cultura livre no estado, quando apenas existiam listas de emails esparsas e improdutivas.

O bolo bonitão do Debian Festival 3

O bolo bonitão e gostoso! do Debian Festival 3

O evento aconteceu anualmente, sempre no meio de agosto e comemorando o aniversário do Debian com os bolos legais que ilustram o post! Só queria agradecer aos que fizeram parte (como organização ou palestrantes) do evento como o Vicente, Marco, Bruno, Mário, Williamson, Natália, Hélio, Ellison, Wendell, Pretto, Felipe Wally, Cheops, Evellyn, Diogo Dutra e galera de Arapiraca (PRIDE!) e aos que esqueci de mencionar. Agradeço também aos que participaram e, apesar de nem sempre termos lotado auditórios e enchido mini-cursos deram valor ao evento, discutiram, aprenderam e praticaram Software Livre sob influência dos nossos eventos.

O bolo que eu não comi, mas tava com uma cara boa

O bolo que eu não comi, mas tava com uma cara boa

O que fica dos eventos é realmente essa interação e as histórias da galera. E mesmo com o “bolo” do pessoal estudante e profissional de computação às vezes (por diversos motivos que incluem que nós organizamos as coisas por gostar e também temos vida profissional e pessoal cheias, é tudo na correria), valeu tudo a pena.

E o melhor de tudo, só nós temos camisa da Paris Hilton sendo modelo do evento, no que eu achei o melhor de todos, o Debian Festival 2.0, onde num dos maiores cases de marketing viral do estado (falso!), a Paris tava em todo lugar  (orkut, msn, listas de emails, andando pela cidade e pelas faculdades)! Teve gente fora da computação querendo minha camisa (hohoho). Nota de agradecimento ao Eliçu pela arte da Paris Hilton na camisa e cartaz.

Marco com a camisa da Paris (Debian Festival 2.0)

Marco com a camisa da Paris (Debian Festival 2.0)

Nota de agradecimento aos que estavam nas cachaças pós-evento, que contribuíram pra nossa formação pessoal, social e alcoólatra (hic).

Mais umas fotos:

Cartaz fodão do Debian Festival 2.0

Cartaz fodão do Debian Festival 2.0

Auditório da biblioteca da UFAL topado vendo o Revolution OS - DF2

Organizadores e palestrantes - DF3

Organizadores e palestrantes - DF2

Cartaz do primeiro evento

Cartaz do primeiro evento

Sites das edições:

Debian FestivalDebian Festival 2.0Debian Festival 3.0Debian Festival 4.0

About these ads

6 Responses to “4 anos de Debian Festival”


  1. 1 Ellison quinta-feira, 20-agosto-2009 às 5:04 pm

    faltou o cartaz que eu fiz do 2.0 :/

  2. 3 wally quinta-feira, 20-agosto-2009 às 7:17 pm

    ellison e suas artes a la malhação.

  3. 4 Braga sexta-feira, 21-agosto-2009 às 11:25 am

    Porra bixo, eu só participei de dois debian festivais (1 e 2, respectivamente)..mas posso dizer que a galera realmente está de parabéns, até por ter continuado mesmo com a tua ausência e a de vicente. Alagoas precisa de mais gás na área de TI mesmo. O IC precisa de reformulação e acredito que isto já está acontecendo com o pessoal todo que foi fazer mestrado fora e passando nos concursos pra professor. É só o começo!
    Mesmo estando no 4.0, acredito que pode crescer ainda mais e abranger mais ainda as áreas de conhecimento.

  4. 5 Ícaro Medeiros sexta-feira, 21-agosto-2009 às 10:56 pm

    Só não sei o gás dessa galera pra fazer evento, porque é chato e estressante. Todo mundo fala “vai programar, vai trabalhar”, mas isso dá um trabalho desgraçado. E o Debian Festival a gente só lembra do coitado fazendo 1 mês, 2 meses, e as coisas vão sendo feitas na correria mesmo, com palestrantes locais, nem sempre dá tempo de divulgar direito, é loucura.

    Mas que vale a pena fazer e comer o bolo vale. Sobre abranger mais áreas de conhecimento, só vou frisar aqui que essas linguagens mais novas (PHP, Python, Ruby) são livres e já fazem parte da grade faz tempo (com minicursos inclusive), então coisa pra se falar e abranger não vai faltar por anos ;)

    Debian Festival é só um nome bonito, mas rola de tudo no salão :D

  5. 6 Isabelle quarta-feira, 26-agosto-2009 às 8:23 pm

    Tinha o Vicenthhhh. Nunca fiquei sabendo do evento =xxx é o mesmo que acontece na ufal com um bocado de palestras legais sobre games e etc? acho que não >.<


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




posts mais populares

posts por mês

assine esse blog

minhas tuitadas

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

favoritos@del.icio.us

eu uso





Powered by FeedBurner

estatística

  • 15,353 acessos
agosto 2009
S T Q Q S S D
« jun   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: